Instituto Superior Técnico

Programa Pedagogia+

Para garantir que os/as docentes têm o apoio e suporte necessários ao desenvolvimento no domínio da docência, o Pedagogia+ como ilustrado na Figura 1, reúne um conjunto de iniciativas existentes ou em concepção na Escola. Implementado pelo Núcleo de Desenvolvimento Académico (NDA), em colaboração directa com o Conselho Pedagógico (CP) e com o apoio logístico a formações da componente Ensina+, do Núcleo de Formação e Desenvolvimento (NFD), articulam-se no Pedagogia+ três vertentes que potenciam e suportam o desenvolvimento da actividade docente:

  • Contigo+, da responsabilidade do Conselho Pedagógico em articulação com o NDA, visa documentar e partilhar as boas práticas já existentes na Escola, privilegiando momentos de transmissão de estratégias e gestão de sala de aula entre pares.
    • Partilha de Boas Práticas: Organização de sessões regulares para que docentes possam apresentar e discutir os resultados do seu conhecimento empírico de aplicação de metodologias de ensino.
    • Peer Hub (Hub de boas práticas académicas): Desenvolvimento de uma plataforma onde as partilhas realizadas possam ficar documentadas, com pequenos vídeos explicativos, documentos de suporte e contactos das pessoas que implementaram, para que os/as pares possam ter uma boa base de suporte para implementar e pedir apoio ou esclarecer dúvidas.
    • Observação de aulas entre pares (em desenvolvimento)
  • Ensina+, resultante da articulação directa entre NDA, CP e NFD, analisa necessidades em função das quais disponibiliza um conjunto de formações pedagógicas para docentes, resultantes das melhores práticas teóricas e empíricas:
    • Plano de Formação Anual: Desenvolvimento de um plano de formação que inclua cursos, workshops e palestras sobre diversas temáticas pedagógicas.
    • Formações Específicas: Oferecer formações específicas em áreas como a utilização de tecnologias educacionais, metodologias de ensino ativo e avaliação da aprendizagem.
  • Coaching+ é um serviço oferecido pelo NDA, que visa contribuir para o desenvolvimento de competências dos/as docentes através de observações de aula, sessões de feedback, reuniões de aconselhamento sobre a implementação de práticas pedagógicas e apoio in loco em sala de aula:
    • Observação de Aulas: Realização de observações de aulas com o objetivo de fornecer feedback construtivo aos docentes.
    • Feedback Personalizado: Oferecer sessões de feedback individualizado para discutir pontos fortes e áreas a melhorar.
    • Suporte na Implementação: Apoiar na implementação de atividades pedagógicas inovadoras e na utilização de novas tecnologias em sala de aula.
    • Produção de conteúdos: Elaboração de documentos que suportem as sugestões dadas no feedback e que complementem a área de formação.

Esquema do Programa Pedagogia+

Para melhorar a qualidade do ensino através da formação e suporte contínuos a docentes, bem como orientar e alinhar as práticas pedagógicas em função das necessidades sentidas em sala de aula e do feedback dado pelos/as estudantes e docentes, o Pedagogia+ é concebido para atingir  os seguintes objectivos:

  • Melhorar a qualidade do ensino, proporcionando uma experiência de aprendizagem mais eficaz e enriquecedora para cada estudante.
  • Promover uma cultura de inovação pedagógica, posicionando a universidade como líder em práticas educacionais avançadas.
  • Atrair e reter talentos, tanto entre docentes como entre estudantes, devido à melhoria contínua das práticas pedagógicas.
  • Desenvolver competências pedagógicas avançadas, capacitando docentes para utilizar metodologias de ensino modernas, eficazes e alinhadas com as necessidades da sociedade actual.
  • Aumentar a satisfação e o empenho de docentes, oferecendo oportunidades contínuas de desenvolvimento profissional.
  • Facilitar a troca de boas práticas e experiências, promovendo um ambiente de apoio mútuo e crescimento coletivo.
  • Prover uma resposta adaptada e personalizada às necessidades dos/as docentes.
  • Melhorar a eficácia do ensino através de feedback construtivo e observações em sala de aula.
  • Incentivar a colaboração e a construção de redes de apoio entre docentes promovendo o espírito de cooperação.
  • Aumentar a confiança dos docentes nas suas competências pedagógicas e para actuar em contextos cada vez mais diferenciados, multidisciplinares e multiculturais.