Instituto Superior Técnico

Programa SmILe – ”Smart Interactive Learning”

Com vista à implementação do Novo Modelo de Ensino no próximo semestre (mepp.tecnico.ulisboa.pt), o Conselho Pedagógico está a organizar, em conjunto com o NDA e a DSI, o programa SmILe,”Smart Interactive Learning”.

Um objetivo geral deste programa é aumentar a eficácia do ensino/aprendizagem através da promoção de ferramentas facilitadoras de aprendizagem colaborativa, da gestão letiva, da automatização da avaliação contínua, etc.

As componentes do programa são, entre outras:

  • Ações de formação, do nível elementar a mais avançado, para partilhar experiências entre docentes, e obter feedback de estudantes.
  • Palestras inspiradoras para partilha de ideias, planos e experiências.
  • Análise e divulgação de ferramentas que contribuam para a melhoria do ensino

No arranque do programa durante o mês de Maio, e com base no Projeto de Inovação Pedagógica “Plataforma Ensino Ativo (PEA)”, vão ter lugar os seminários indicados abaixo.

PROGRAMA

24 Maio, 10:30 – 12:30 Active Learning  | Sofia Sá (DEI, IST)

  • Introdução aos conceitos e às práticas de aprendizagem ativa em sala de aula (active learning) como forma de dinamizar e fomentar a aprendizagem em sala de aula.

Inscrição

https://www.cognitoforms.com/f/oO6gldIeiUChZd-vvlm75A?id=16

 

24 de Maio 17H00-18H30 Introdução ao Moodle | João O. Silva (DEEC,IST)

  • Neste workshop será feita uma breve introdução ao Moodle. A ferramenta Moodle, para além de permitir a disponibilização de conteúdos e a realização de avaliações formativas e sumativas, permite ainda implementar diferentes tipos de interações com os alunos e de processos de ensino/aprendizagem, de forma a assegurar o “engagement” dos alunos ao longo do semestre (a duração inclui a previsão de pelo menos 45 mns para discussão e perguntas).

Inscrição

https://forms.gle/JccTdAzutj3iUuzR6

 

26 Maio, 13:30 – 15:00 Flipped Learning | Robert Talbert Grand Valley State University, Michigan USA – rtalbert.org/about/)

  • [sessão em inglês] Flipped Learning is a pedagogical approach in which the first contact with new concepts moves from the group learning space to the individual learning space in the form of structured activity, and the resulting group space is transformed into a dynamic, interactive learning environment where the educator guides students as they apply concepts and engage creatively in the subject matter. In this seminar, we will address the main concepts regarding flipped learning in Engineering teaching.

Inscrição

https://www.cognitoforms.com/f/oO6gldIeiUChZd-vvlm75A?id=17

 

2 de Junho 13:30 – 15:00 Avaliação no Exonline | Alexandra Moutinho (DEM, IST)

  • Neste seminário será apresentada a utilização do Exonline para a realização de avaliações formativas e sumativas, através da implementação de diferentes tipos de exercícios. Serão ainda discutidas as melhores estratégias para garantir a segurança na avaliação (a duração inclui a previsão de pelo menos 45 mns para discussão e perguntas).

Inscrição

https://forms.gle/QfysEkXZSkcrVpNi8

 

4 Junho, 10:30 – 12:30 Assessment for learning, Avaliação contínua | Sofia Sá (DEI, IST)

  • Introdução aos conceitos subjacentes de avaliação contínua, formativa e sumativa e discussão de diferentes modalidades de avaliação contínua aplicáveis ao Ensino Superior.

Inscrição

https://www.cognitoforms.com/f/oO6gldIeiUChZd-vvlm75A?id=18