Instituto Superior Técnico

Calendário de Formações – 1º Semestre 2021/2022

Formador Formação Data Hora Link Inscrição
Marta Candeias, Miguel Correia e Olga Ribeiro Horizonte Europa – abordagem e apresentação de propostas 24 e 25/02/2022

(Presencial- sala VA2)

10h00 – 12h30 Inscrições Encerradas

 

Miguel Mira da Silva Flipped Classroom 25/02/2022

(Presencial – sala VA1)

10h00 – 12h00 Inscrições Encerradas

 

Moisés Pinto Utilização do Google Classroom e da plataforma GSuite para ensino e avaliação 25/02/2022

(Presencial – sala V0.04)

14h00 – 16h00 Inscrições Encerradas

 

Pedro T. Monteiro Plágio – Deteção de cópias utilizando o Urkund e o MOSS 03/03/2022

(Online)

10h00 – 12h00 Inscrições Encerradas

 

Marília Prada Desenvolvimento de Competências Pessoais e Académicas 03/03/2022

(Cancelada)

14h00-16h00 Formação cancelada
Alexandra Moutinho e Ana Moura Santos Partners @ MOOC Técnico – Uma plataforma para disponibilização de conteúdos de Unidades Curriculares 04/03/2022

(Online)

09h00 – 11h00 Inscrições Encerradas

 

Miguel Mira da Silva Supervisão de Teses de Mestrado com Scrum 11/03/2022

(Presencial – sala V0.03)

10h00 – 12h00 Inscrições Completas

 

 

Horizonte Europa – Abordagem e apresentação de propostas

Marta Candeias, Miguel Correia e Olga Ribeiro

24/02/2022 e 25/02/2022
10h00 às 12h30
Regime: presencial – Sala VA2

Inscrição

Nº máximo de participantes: 25

Preenchimento da parte A do formulário de candidatura; detalhe e preparação do orçamento; apresentação do Funding & Tenders Portal e funcionalidades (pesquisa e consulta de call/tópico, processo de candidatura).

Apresentação dos objetivos, estrutura e organização do HEU com especial enfoque nos projetos em colaboração; a importância do Programa de Trabalhos; como montar um consórcio; o que incluir no anexo técnico da candidatura.

Marta Candeias é mestre em Engenharia Biológica (IST). Responsável pela Direção de Prospeção de Financiamento Competitivo, na IST-ID. Tem acompanhado as políticas nacionais e europeias de apoio à investigação e inovação, e os programas europeus Horizonte Europa, H2020 e 7ºPQ, e assegurou a representação nacional nos comités de programa da comissão europeia nas áreas de Nanotecnologias, Materiais, Tecnologias de Produção e Processos, Inteligência Artificial e Inovação nas empresas, entre 2010 e 2020. Experiência como formadora em cursos sobre oportunidades de financiamento europeias e em aconselhamento na escrita de propostas aos programas-quadro europeus de investigação e inovação.

Miguel Correia é licenciado em Gestão de Empresas. Responsável pelo Núcleo de Projetos Internacionais da Direção de Projetos do IST onde acompanha a execução financeira de projetos financiados no âmbito dos programas europeus FP7, H2020 e HEurope. Foi responsável pelo Núcleo de Projetos Nacionais onde acompanhou diversos programas de financiamento geridos por agências nacionais. Foi gestor de projetos financiados por programas de financiamento europeu.

Olga Ribeiro é licenciada em Organização e Gestão de Empresas. Responsável pelo Gabinete de Apoio Técnico a Projetos ao Investigador da Direção de Projetos do IST. Foi responsável pelo Núcleo de Projetos Comunitários onde acompanhou os programas europeus FP7 e H2020. Experiência em gestão financeira de projetos ao abrigo dos Programas de Financiamento Europeu.

 

Flipped Classroom

Miguel Mira da Silva

25/02/2022
10h00 – 12h00
Regime: presencial – Sala VA1

Inscrição
Número máximo de participantes : 20

O objetivo desta formação é apresentar o conceito “Flipped Classroom” usando o caso de estudo da disciplina FSI do MEIC. O programa inclui um resumo dos conceitos teóricos, um caso de estudo, e diversas atividades práticas incluindo criação de videos, publicação de vídeos, interação com os videos, extração de dados e simulação de aulas.

Miguel Mira da Silva is Associate Professor (with Habilitation) of Information Systems at the University of Lisbon, leader of the research group “Digital Transformation” at INOV, coordinator of the MISE online master’s degree, and responsible for the advanced training courses in the computer science department. His current interests include digital transformation, enterprise architecture, and online learning.

 

Utilização do Google Classroom e da plataforma GSuite para ensino e avaliação

Moisés Pinto

25/02/2022
14h00 – 16h00
Regime: presencial  – Sala: V0.04

Inscrição
Número máximo de participantes : 30
Nota: trazer o seu computador portátil

A plataforma Google Classroom tem vindo a ficar disponível em muitas faculdades e escolas em Portugal. Embora seja principalmente um ambiente de trabalho colaborativo para turmas, pode também ser utilizado eficazmente para a avaliação de alunos nas universidades. Serão abordadas várias estratégias para a utilização desta plataforma na avaliação, com alguns exemplos da sua implementação. Para além da utilização do Google Classroom, será também ilustrado como se poderá usar a plataforma GSuite para disponibilização de conteúdos, interação e dar feedback aos alunos.

Moisés Luzia Pinto é docente do Departamento de Engenharia Química do Técnico e é investigador e Presidente do CERENA. Pertenceu à comissão executiva do Conselho Pedagógico em 2021. Desenvolve a sua investigação na área dos materiais adsorventes, nomeadamente na síntese e caracterização de novos materiais adsorventes, para a purificação, armazenamento e libertação controlada de gases e também na separação de misturas de gases. Tem estado envolvido na lecionação de UCs de processos e projeto de Engenharia Química.

 

Plágio – Deteção de cópias utilizando o Urkund e o MOSS

Pedro T. Monteiro

03/03/2022
10h00 – 12h00
Regime: online

Inscrição
Número máximo de participantes: 25

O que é o plágio? discussão sobre os limites aceitáveis.
Descoberta e exploração de ferramentas para quantificação de similaridade entre documentos/relatórios (Urkund) e código/projectos (MOSS).
Procedimentos a tomar em caso (de suspeita!) de plágio.

Pedro T. Monteiro é atualmente Professor Associado do IST no Departamento de Engenharia Informática e Investigador no INESC-ID, exercendo funções de coordenador adjunto do Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores. Durante o doutoramento trabalhou com técnicas de verificação formal em bioinformática no INRIA Grenoble Rhône-Alpes, tendo obtido o PhD dual pelo IST e pela Université Claude Bernard Lyon 1, tendo posteriormente sido Investigador FCT (Starting Grant). Os seus interesses atuais incluem a aplicação de métodos de verificação formal de modelos qualitativos, revisão automática de modelos e estrutura de funções booleanas, com aplicações à bioinformática.

 

Desenvolvimento de Competências Pessoais e Académicas

Marília Prada

03/03/2022
14h00-16h00
Regime presencial – Formação cancelada
Número máximo de participantes – 20

Tendo como ponto de partida a experiência de docência numa unidade curricular de desenvolvimento de competências académicas oferecida a estudantes de 2ª ciclo (no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa), o objetivo será o de promover a reflexão da aplicação dos conteúdos (e.g., gestão de tempo; comunicação em contexto académico) e estratégias às áreas disciplinares dos formandos.

Marília Prada concluiu o doutoramento em Psicologia Social no ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa em 2010. Desde então tem leccionado diversos cursos para alunos de licenciatura, mestrado e doutoramento com ênfase em métodos de investigação e competências académicas sendo também coordenadora do LAPSO (Laboratório de Psicologia do Iscte). A sua atividade de supervisão inclui a (co)orientação de 45 dissertações de mestrados no domínio da Psicologia e de 3 alunos de doutoramento (bolsas FCT). M. Prada é (co)autor de 40 artigos internacionais e 14 artigos nacionais com revisão de por pares e também co-editou um manual sobre competências académicas. Colaborou em vários projetos com financiamento competitivo (e.g., FCT, Comissão Europeia, Fundação Bial, Fundação La Caixa). Desde 2018 é a investigadora principal de um projeto financiado pela FCT no Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-Iscte). Os seus interesses de investigação enquadram-se principalmente no domínio da perceção /comportamento alimentar, nomeadamente: a) determinantes individuais e contextuais da ingestão de açúcar; b) efeitos contextuais na percepção de alimentos (e.g., impacto de atributos como “origem biológica” ou “sem glúten” na percepção de saudabilidade, sabor e conteúdo calórico de produtos alimentares); e c) determinantes da adesão a dietas de base-vegetal.

 

 

Partners @ MOOC Técnico – Uma plataforma para disponibilização de conteúdos de Unidades Curriculares

Alexandra Moutinho e Ana Moura Santos

04/03/2022
09h00 – 11h00
Regime: online

Inscrição
Número máximo de participantes: 20

Apresentação da plataforma MOOC Técnico nas suas várias vertentes:

i) Courses (MOOC): cursos online abertos; ii) Exams (Exonline): avaliações sumativas online; Partners: cursos online diversos (ex. unidades curriculares (UCs)); e iv) Studio: backoffice para criação e edição dos cursos das vertentes anteriores.
Apresentação de exemplos de cursos (Courses e Partners) utilizados como apoio a UCs. Durante a formação, os(as) participantes irão criar uma infraestrutura de disponibilização de conteúdos (ex. referências bibliográficas, links de vídeos, avaliação formativa) definidos pelos(as) próprios(as) para uma UC em que participem.

Nota: Apenas se poderão inscrever participantes do Instituto Superior Técnico.

Atividades de preparação para a formação: i) inscrição na plataforma MOOC Técnico; ii) Preparação de conteúdos de uma UC (por exemplo da 1ª semana) para implementação durante a sessão (ex. referências bibliográficas, links de vídeos, avaliação formativa).

Referência útil: Manual do Docente para Utilizar a Plataforma Exonline

Alexandra Moutinho é docente no Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico, onde desenvolve investigação na área da robótica móvel e leciona unidades curriculares como Controlo de Sistemas, Controlo de Voo, Robótica Móvel Avançada e Visão Computacional. Desenvolveu e apresenta o curso MOOC Técnico “Simulação e Controlo de Drones” desde 2018. Participou no Projeto de Inovação Pedagógica 2019 “ExonlineX: Exames Online na plataforma MOOC Técnico”. Implementa avaliações online na plataforma Exonline@ MOOC Técnico desde 2020 e utiliza a plataforma Partners@ MOOC Técnico para disponibilização de conteúdos das unidades curriculares de que é responsável desde 2021.

Ana Moura Santos é docente do Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico, Lisboa, e coordenadora do projeto MOOC Técnico desde 2016. Desenvolveu investigação na área da Teoria de Operadores e Análise Funcional com aplicações a Física-Matemática, e leciona regularmente as UC de Álgebra Linear e Cálculo Diferencial e Integral II. É responsável pela coordenação científico-pedagógica da produção dos cursos online do MOOC Técnico, sendo autora dos cursos “Matrizes de Markov” e “Valores Próprios”. Participou no Projeto de Inovação Pedagógica 2019 “ExonlineX: Exames Online na plataforma MOOC Técnico”.

 

Supervisão de Teses de Mestrado com Scrum

Miguel Mira da Silva

11/03/2022
10h00 – 12h00
Regime : presencial – Sala V0.03

As inscrições estão completas.
Número máximo de participantes: 20

O objetivo desta formação é apresentar o conceito da orientação de teses de mestrado como gestão de projetos com Scrum, usando um caso de estudo.
O programa inclui um resumo dos conceitos teóricos, um caso de estudo sobre a orientação de dezenas de alunos ao longo de vários anos, e diversas atividades práticas incluindo a simulação de um pequeno projeto de investigação com Scrum.

Miguel Mira da Silva is Associate Professor (with Habilitation) of Information Systems at the University of Lisbon, leader of the research group “Digital Transformation” at INOV, coordinator of the MISE online master’s degree, and responsible for the advanced training courses in the computer science department. His current interests include digital transformation, enterprise architecture, and online learning.