Instituto Superior Técnico

Calendário de Formações 2º Semestre 2021/2022

Programa de Desenvolvimento e Formação PDF  –  2º Semestre 2021/2022

 

Formador Formação Data Hora Sala Inscrição
Ana Marques, Carolina Ferreira e Célia Figueira Diversidade e Inclusão no Ensino Superior 30/06 14h-16h Q01 Inscrições Encerradas
Isabel Gonçalves Princípios do Coaching aplicados à orientação de Dissertações 07/07
08/07
14h-18h/
10h-13h
VA1 Inscrições Encerradas
Isabel Gonçalves Saúde Mental no Ensino Superior – aquilo a que devemos estar atentos 12/07 10h-12h30 V1.25 Inscrições Encerradas

 

Joana Lobo Antunes Redes Sociais e Comunicação de Ciência para Professores e Investigadores 13/07 10h-11h30 V1.17 Inscrições Encerradas
Ana Moniz Assédio no Local de Trabalho 18/07 15h-17h V0.02 Cancelada
Catarina Vaz Velho Gestão do Stress na Carreira Docente e Programas de Autocuidado 19/07 15h-17h V1.16 Inscrições Encerradas
Marília Prada Desenvolvimento de Competências Pessoais e Académicas 20/07 15h-17h VA1 Inscrições Encerradas

 

Diversidade e Inclusão no Ensino Superior

Ana Marques, Carolina Ferreira e Célia Figueira

30.06.2022 – 14h00-16h00

Inscrições Encerradas

Nº máximo de participantes: 20

Esta formação, de carácter maioritariamente prático e experiencial, convida à reflexão sobre: diversidade de pessoas na sala de aula, necessidades de estudantes com condições específicas, e boas práticas na sala de aula.

Ana Marques colabora atualmente no Núcleo de Apoio ao Estudante do Instituto Superior Técnico. Concluiu em 2008 o Mestrado Integrado em Psicologia Clínica Sistémica na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e é Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com especialidade em Psicologia do trabalho, social e das organizações e em Psicologia vocacional e do desenvolvimento da carreira. Desde 2010 tem trabalhado na Universidade de Lisboa, primeiro no Instituto de Orientação Profissional, depois no Serviço à Comunidade da Faculdade de Psicologia, tendo ingressado no Técnico em 2019. É formadora certificada pelo IEFP e foi formadora de adultos no âmbito de programas do IEFP, destacando-se o seu interesse por Direitos humanos e metodologias de educação não-formal.

Carolina de Abreu e Magalhães Ferreira é atualmente Coordenadora do Núcleo de Apoio ao Estudante do Instituto Superior Técnico, possuindo mais de 10 anos de experiência profissional. Mestre em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, realizou formação pós-graduada no Programa de Doutoramento Inter-Universitário (Lisboa-Coimbra). Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, é especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia da Educação e Necessidades Educativas Especiais, representando o IST na Rede NEE-ULisboa. Integra a atual Direção da Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior e é também formadora certificada pelo IEFP, registada no Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

Célia Palma Figueira licenciada em psicologia desde 1990. Mestre em Ciências da Educação, especialização em Psicologia da Aprendizagem. Doutorada em Psicologia, com a tese Bem-estar nos estudantes do ensino superior: papel das exigências e dos recursos percebidos no contexto académico e das atividades de voluntariado. Coordenadora do Gabinete de Apoio Psicopedagógico ao Estudante da Faculdade de Psicologia e do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa desde 2006, no âmbito do qual é responsável pela gestão e acompanhamento da integração dos estudantes com estatuto de necessidades educativas especiais. Psicoterapeuta certificada pela Associação Portuguesa de Psicoterapias Comportamental Cognitivas. Membro fundador da RESAPES – Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior.

 

 

Princípios do Coaching aplicados à orientação de Dissertações

Isabel Gonçalves

07/07/2022 – 14h00-18h00

08/07/2022 – 10h00-13h00

Inscrições Encerradas

Nº máximo de participantes: 15

Formação com uma componente teórica baseada no modelo do coaching aplicado ao ensino superior. Treino de competências coach através da metodologia de role-playing, com ênfase nas competências de empatia, escuta ativa, questionamento e introspeção. Os exercícios são realizados partindo de exemplos reais escolhidos e apresentados pelos formandos.

Esta formação, bastante intensiva, já foi realizada por vários docentes e investigadores do IST, direcionando-se particularmente a todos os que orientam dissertações de mestrado e/ou doutoramento. Algumas das temáticas abordadas incluem: a definição de coaching e seus contextos de aplicação, nomeadamente ao meio académico; os benefícios do coaching e os limites e as resistências ao coaching. Algumas das competências que serão treinadas ativamente, recorrendo a exercícios de grupo e atividades de role-playing, incluem os estilos de comunicação, a escuta ativa, o questionamento, a empatia e também o treino assertivo, com particular destaque para as ‘conversas difíceis’ ou cruciais.

Isabel Gonçalves é licenciada (Pré-Bolonha) pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa desde 1989, tendo-se especializado em Psicoterapia e Aconselhamento. Em 2001 completou a sua Formação em Psicoterapia na Associação Portuguesa de Terapia Comportamental e Cognitiva (atualmente APTCCI). Finalizou a sua formação na APTCCI com uma dissertação sobre Aconselhamento Psicológico no Ensino Superior, usando o modelo Cognitivo-Comportamental. Nesta associação, Isabel Cristina Gonçalves é também formadora e supervisora de adultos, desde 2003. Membro nº 006085 da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), é Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia Educacional, tendo também as Especialidades Avançadas de Psicoterapia e Coaching Psicológico. Ainda na OPP, foi Presidente da Comissão de Estágios durante a vigência da Primeira Direção (2011 – 2014). Foi membro fundador da Rede de Serviços de Aconselhamento Psicológico no Ensino Superior em 2004, da qual foi Presidente no Biénio 2012-2014 e Coordenadora do Serviço de Aconselhamento Psicológico do IST de 1993 até 2006 e Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Académico (ex Gabinete de Apoio ao Tutorado) de 2006 até à atualidade. Publicou alguns artigos e capítulos de livros nas suas áreas de interesse, incluindo vários capítulos do livro Programa de Monitorização e Tutorado – 8 anos a promover a integração e o sucesso académico no IST (2011) e um capítulo no livro editado este ano pela Sílabo numa colaboração com a APTCCI – Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais, editado pelos Professores Telmo Baptista e David Neto.

 

Saúde Mental no Ensino Superior – aquilo a que devemos estar atentos

Isabel Gonçalves

12/07/2022 – 10h00-12h30

Inscrições Encerradas –  

Nº máximo de participantes: 25

 

Isabel Gonçalves é licenciada (Pré-Bolonha) pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa desde 1989, tendo-se especializado em Psicoterapia e Aconselhamento. Em 2001 completou a sua Formação em Psicoterapia na Associação Portuguesa de Terapia Comportamental e Cognitiva (atualmente APTCCI). Finalizou a sua formação na APTCCI com uma dissertação sobre Aconselhamento Psicológico no Ensino Superior, usando o modelo Cognitivo-Comportamental. Nesta associação, Isabel Cristina Gonçalves é também formadora e supervisora de adultos, desde 2003. Membro nº 006085 da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), é Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia Educacional, tendo também as Especialidades Avançadas de Psicoterapia e Coaching Psicológico. Ainda na OPP, foi Presidente da Comissão de Estágios durante a vigência da Primeira Direção (2011 – 2014). Foi membro fundador da Rede de Serviços de Aconselhamento Psicológico no Ensino Superior em 2004, da qual foi Presidente no Biénio 2012-2014 e Coordenadora do Serviço de Aconselhamento Psicológico do IST de 1993 até 2006 e Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Académico (ex Gabinete de Apoio ao Tutorado) de 2006 até à atualidade. Publicou alguns artigos e capítulos de livros nas suas áreas de interesse, incluindo vários capítulos do livro Programa de Monitorização e Tutorado – 8 anos a promover a integração e o sucesso académico no IST (2011) e um capítulo no livro editado pela Sílabo numa colaboração com a APTCCI – Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais, editado pelos Professores Telmo Baptista e David Neto.

 

 

Redes Sociais e Comunicação de Ciência para Professores e Investigadores

Joana Lobo Antunes

13/07/2022 – 10h00-11h30

Inscrições encerradas

Nº máximo de participantes: 20

 

In the last decade, online tools and social media have exploded in popularity and usage. Science has to reach such diverse audiences and make itself heard among misinformation, fake news and pseudoscience, it has to get people where they are with interesting and reliable content. Not to do it would be a waste of opportunity. Also, using social media provides the possibility to have society interact directly with the scientific community, breaking down communication barriers and promoting close interaction that fosters trust which is the first step to have a fruitful connection. We will explore the social media landscape and its potential for scientists to communicate their science and comment on current themes, and do some practical exercises, from a paper to a tweet.

Joana Lobo Antunes é Coordenadora da Área de Comunicação, Imagem e Marketing do Técnico. Professora de Comunicação de Ciência na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, e na Escola Doutoral da NOVA. Coordenadora do programa de rádio “90 Segundos de Ciência”, do podcast “110 histórias, 110 objetos” e do programa multimédia “Explica-me como se tivesse 5 anos”.

Licenciada em Ciências Farmacêuticas, Doutorada em Química Orgânica, Pós-doutoramento em Promoção e Administração de Ciência e Tecnologia (2012-2015), diretora do Centro Ciência Viva de Sintra (2014-2016), coordenadora da comunicação ITQB NOVA (2016-2019).

 

Assédio no Local de Trabalho – Cancelada

Ana Moniz

18/07/2022 – 15h00-17h00

Nº máximo de participantes: 25

Objetivos: Clarificar o que constitui assédio no local de trabalho.
Compreender fatores da cultura organizacional que potenciam ou protegem relativamente ao assédio.
Compreender o impacto do assédio nas relações laborais e no desempenho dos colaboradores.
Compreender a responsabilidade individual de cada elemento de uma equipa nas situações de assédio.

O que é assédio.
O que não é assédio
Cultura organizacional e assédio
Fatores potenciadores de assédio no local de trabalho
Fatores protetores do assédio no local de trabalho
Responsabilidade individual

Ana Moniz completa o curso de Psicologia na Universidade de Lisboa em 2001, começa a trabalhar como Psicóloga Clínica nos Serviços clínicos de um Estabelecimento Prisional, tendo como principal atividade o apoio psicológico aos reclusos e a dinamização de grupos terapêuticos. Em 2004, a par com o exercício de psicoterapia em contexto privado certifica-se em Coaching Executivo e inicia a atividade de formação comportamental e coach executivo. É pós-graduada em Psicoterapia de adultos pela APTCCI. Atualmente, para além da atividade de psicoterapeuta, e da prática de coaching executivo e formação comportamental, é coordenadora científica e docente na Especialização Avançada em Coaching psicológico no INSPSIC e professora convidada na NOVA-SBE.

 

Gestão do Stress na Carreira Docente e Programas de Autocuidado

Catarina Vaz Velho

19/07/2022 – 15h00-17h00

Formulário de inscrição:Inscrições Encerradas

Nº máximo de participantes: 12

Sensibilizar para a importância da Gestão do Stress
Reconhecer diferentes estratégias de Gestão do Stress
Promover a autoconsciência sobre as estratégias usadas e possíveis
Promover o autocuidado dos docentes

Catarina Vaz Velho é Psicóloga Clínica (CP: 006976) Especialista e Psicologia Clínica e da Saúde e Especialidade Avançada em Psicoterapia (OPP), Pós- Graduada em Psicoterapia Comportamental e Cognitiva, Mestre em Psicologia Cognitiva e Doutorada em Psicologia Clínica pela Universidade de Lisboa é, no presente, docente na Universidade de Évora.

 

Desenvolvimento de Competências Pessoais e Académicas

Marília Prada

20/07/2022 – 15h00-17h00

Formulário de inscrição: Inscrições Encerradas

Nº máximo de participantes: 25

 

Tendo como ponto de partida a experiência de docência numa unidade curricular de desenvolvimento de competências académicas oferecida a estudantes de 2ª ciclo (no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa), o objetivo será o de promover a reflexão da aplicação dos conteúdos (e.g., gestão de tempo; comunicação em contexto académico) e estratégias às áreas disciplinares dos formandos.

Marília Prada concluiu o doutoramento em Psicologia Social no ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa em 2010. Desde então tem lecionado diversos cursos para alunos de licenciatura, mestrado e doutoramento com ênfase em métodos de investigação e competências académicas sendo também coordenadora do LAPSO (Laboratório de Psicologia do ISCTE). A sua atividade de supervisão inclui a (co)orientação de 45 dissertações de mestrados no domínio da Psicologia e de 3 alunos de doutoramento (bolsas FCT). M. Prada é (co)autor de 40 artigos internacionais e 14 artigos nacionais com revisão por pares e também co-editou um manual sobre competências académicas. Colaborou em vários projetos com financiamento competitivo (e.g., FCT, Comissão Europeia, Fundação Bial, Fundação La Caixa). Desde 2018 é a investigadora principal de um projeto financiado pela FCT no Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS- ISCTE). Os seus interesses de investigação enquadram-se principalmente no domínio da perceção /comportamento alimentar, nomeadamente: a) determinantes individuais e contextuais da ingestão de açúcar; b) efeitos contextuais na percepção de alimentos (e.g., impacto de atributos como “origem biológica” ou “sem glúten” na percepção de saudabilidade, sabor e conteúdo calórico de produtos alimentares); e c) determinantes da adesão a dietas de base-vegetal.