14.ª edição do projeto Observar e Aprender

17 de fevereiro, 2021

Vai ter início a 14.ª edição do projeto Observar e Aprender do 2.º semestre do ano letivo 2020/2021, que visa estimular a atividade de docência, promovendo espaços de experimentação e de apoio aos docentes da Universidade de Lisboa (ULisboa).
Este projeto consiste na observação cruzada de aulas entre docentes, abrangendo as Escolas que entendam participar e assentando numa base de voluntariado, em que o anonimato e a confidencialidade dos participantes se encontram assegurados.
Este semestre os docentes continuam a enfrentar grandes desafios na sua atividade docente, o que reforça a importância da observação e da partilha de práticas pedagógicas. As mais-valias que poderá obter através desta experiência incluem a promoção das competências de prática letiva, quer através do feedback recebido pelo observado, quer através da sensibilização pedagógica da observação.
A equipa envolvida na organização deste projeto, pioneiro na ULisboa, engloba representantes do Instituto Superior Técnico, da Faculdade de Farmácia, da Faculdade de Psicologia, do Instituto Superior de Agronomia, da Faculdade de Ciências e do Instituto da Educação. Há o objetivo final de assegurar o envolvimento e a participação ativa de um número crescente de Escolas da ULisboa em anos letivos futuros.
Pode fazer a sua inscrição utilizando este Formulário de inscrição.

Este semestre não haverá um seminário no formato habitual. O mesmo será substituído por uma Sessão de Informação, a qual se realizará no próximo dia 22 de fevereiro 2021, às 15h (via Zoom). Essa sessão é especialmente dedicada a quem vai participar no projeto pela primeira vez e gostaria de saber mais detalhes sobre o seu funcionamento. Esta sessão de informação está aberta a todos os interessados, mas uma inscrição é necessária para que possa aceder ao link da sessão.

Para facilitar o início do contacto entre os colegas que vão integrar cada um dos quartetos de observação, está agendada uma sessão a realizar no próximo dia 26 de fevereiro 2021, às 10h (via Zoom). Os quartetos de observação serão convidados a trabalhar em salas virtuais paralelas por forma a que as equipas se possam conhecer e agendar desde logo o seu calendário de observações. Não haverá qualquer problema para quem não tiver possibilidade de participar nesta reunião, uma vez que esse contacto inicial poderá ocorrer em momento posterior.

Todas as informações estão disponíveis na página do projeto.

O poster do projeto, com toda a informação atualizada, encontra-se disponível neste endereço.

Estamos à sua disposição para o esclarecimento de todas as questões que queiram colocar. Podem para esse efeito utilizar o endereço de correio eletrónico:
observar.e.aprender@reitoria.ulisboa.pt