Instituto Superior Técnico

18ª edição do projeto Observar e Aprender

16 de fevereiro, 2023

Vai ter início a 18ª edição do projeto “Observar e Aprender” que se realizará durante o 2º semestre do ano letivo 2022/2023.

Este projeto visa estimular a atividade de docência, promovendo espaços de experimentação e de apoio aos docentes da ULisboa. Consiste na observação cruzada de aulas entre docentes, abrangendo as Escolas que entendam participar e assentando numa base de voluntariado, em que o anonimato e a confidencialidade dos participantes se encontram assegurados.

As mais-valias que poderá obter através desta experiência incluem a promoção das competências de prática letiva, quer através do feedback recebido pelo observado, quer através da sensibilização pedagógica da observação. Os desafios com que temos vindo a ser confrontados recentemente na nossa prática letiva reforçam a importância da observação e da partilha de práticas pedagógicas.

Os interessados deverão inscrever-se aqui até ao próximo dia 26 de fevereiro.

No próximo dia 1 de Março vai realizar-se o Seminário do Projeto, a partir das 15h00 no Instituto Superior Técnico. Este seminário está aberto a todos os interessados, mesmo a quem não planeie participar nesta edição do projeto. A inscrição no seminário pode ser efetuada aqui.

Num primeiro momento, teremos a participação especial de Marta Mateus de Almeida do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa que vai proferir a palestra “Observação de aulas entre pares e feedback”. Posteriormente, serão abordados os detalhes do funcionamento do Projeto nesta edição, havendo tempo para partilha de experiências de colegas que participaram em edições anteriores. No final do seminário, os quartetos de observação (entretanto formados) serão convidados a conversar para que as equipas se possam conhecer e agendar desde logo o seu calendário de observações.

Pode saber mais sobre o Projeto “Observar e Aprender” aqui.

Para esclarecimento de dúvidas pode enviar um e-mail para este contacto.

Subscrever Feed de Notícias