Instituto Superior Técnico

Jornadas Pedagógicas da Universidade de Lisboa – Ensino 4.0: Transição Digital

29 de abril, 2022

A Universidade de Lisboa vai iniciar, em 2022, um ciclo regular de Jornadas. Dada a relevância das duas principais dimensões em que assenta a vida académica, o ensino e a investigação, a iniciativa tem expressão em dois momentos: as Jornadas Pedagógicas e as Jornadas Científicas. O objetivo destes eventos é reunir estudantes, docentes e investigadores, mas também trabalhadores técnicos e administrativos da ULisboa, para discutirem temas de interesse comum e reforçar laços de cooperação.

A primeira edição das Jornadas Pedagógicas irá ter lugar no dia 4 de maio de 2022 na Reitoria.

O tema escolhido para este evento é: Ensino 4.0: Transição Digital. A escolha deste tema resultou da sua relevância nas atuais agendas pedagógicas e da grande centralidade que adquiriu com a pandemia do Covid-19. O salto qualitativo que se anunciava, há muitos anos, com o cruzamento do ensino tradicional com as novas tecnologias de informação tornou-se mais rápido e amplo do que se previa. A discussão sobre o impacto da adoção das novas tecnologias no ensino e na aprendizagem, sobre o potencial associado à combinação de momentos síncronos e assíncronos na aprendizagem com recurso a modelos de blended e flipped learning, ou sobre os contornos da acreditação de cursos a distância, por exemplo, tornou-se obrigatória.

As Jornadas Pedagógicas têm como principal objetivo promover a discussão alargada dos temas propostos. O evento será organizado por forma a privilegiar a troca de opiniões e a partilha de experiências.  A participação será presencial e gratuita, com inscrição obrigatória.

Pela relevância e atualidade do tema a abordar, a ULisboa apela à participação de toda a comunidade académica neste evento.

Subscrever Feed de Notícias