SPEE às Quartas – Utilização de Laboratórios Remotos e Virtuais no Ensino de Engenharia

31 de maio, 2021

Na primeira quarta-feira de cada mês, a SPEE – Sociedade Portuguesa para o Ensino da Engenharia promove um encontro virtual de partilha de vivências e experiências em Educação em Engenharia. O próximo encontro será no dia 2 de junho, às 17h30,  com Gustavo Alves que nos vai falar sobre Utilização de Laboratórios Remotos e Virtuais no Ensino de Engenharia.

Link de acesso:

Senha de acesso: 196203

Uma das componentes fundamentais da Educação em Engenharia consiste na realização de diversas experiências em ambiente laboratorial,  com o objetivo de entender a linguagem da natureza. Nas palavras de  Max Planck: “Uma experiência é uma questão que a Ciência coloca à Natureza e uma medição é a gravação da resposta da Natureza”(trad. livre).

No contexto da contínua integração das Tecnologias  da Informação e Comunicação (TIC) na Educação em Engenharia,  duas novas formas de experimentação têm vindo a assumir um papel cada vez mais importante na formação de Engenharia: as simulações e as experiências realizadas através de laboratórios remotos. Iremos abordar o papel dos laboratórios tradicionais e não tradicionais (virtuais e remotos) na Educação em Engenharia, dando exemplos concretos de utilização e referindo o impacto de cada tipo de ambiente para o alcance dos 13 objetivos fundamentais dos laboratórios de formação em Engenharia, propostos por Feisel e Rosa (2005).

Gustavo Alves é Licenciado, Mestre, e Doutor em Eng. Electrotécnica e de Computadores, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 1991, 1995, e 1999, respetivamente. Ingressou no Politécnico do Porto – Instituto Superior de Engenharia (IPP-ISEP) em Janeiro de 1994, onde é atualmente Professor Coordenador no Departamento de Engenharia Electrotécnica. É o atual responsável do Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial (CIETI), uma unidade do ISEP reconhecida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Participou em 19 projetos de investigação e desenvolvimento (I&D)  nacionais e internacionais. Autor ou co-autor de mais de 260 publicações, incluindo capítulos de livro, e artigos em revistas e conferências internacionais, com comité de revisão, tendo ainda coeditado 3 livros. As suas áreas de interesse incluem os laboratórios remotos e as tecnologias de apoio ao ensino e aprendizagem laboratorial.

Gustavo Alves foi Presidente da Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia (SPEE) entre Maio de 2018 e Novembro de 2020. É ainda membro sénior do Electrical and Electronics Engineers (IEEE), membro da International Society for Engineering Pedagogy (IGIP), da Ordem dos Engenheiros (OE) e do Global Online Laboratory Consortium (GOLC). Foi também co-responsável de programa da 1ª e 2ª edições da Conferência Internacional da Sociedade Portuguesa para a Educação (CISPEE), da 3ª Experiment@ International Conference, e responsável geral da 11ª REV conference edition, da 3ª TEEM conference edition, da 14ª TAEE conference edition, e da 11ª EDUCON conference edition. É editor associado da IEEE Transactions on Learning Technologies e da IEEE-RITA, tendo servido como editor convidado no iJOE, iJEP, European Journal on Engineering Education e na Computers in Human Behavior.

Através da sua participação nestas associações e fóruns, procura sensibilizar a comunidade educacional internacional para a importância dos laboratórios e das atividades experimentais na Educação em Engenharia.