Formador | Formação | Data | Horas | Sala | Formulário de inscrição |
Dr.ª Isabel Gonçalves | Princípios do Coaching aplicados à orientação de Dissertações | 29/01/2020 | 10h – 13h e 14h – 18h | C10 | Formulário |
Dr.ª Isabel Gonçalves | Inteligência Emocional para potenciar o Processo de Ensino Aprendizagem | 05/02/2020 | 10h – 13h e 14h – 18h | V1.05 | Formulário |
Prof. Ricardo Santos | Competências de Comunicação e Voz na Docência, Conhecer para Optimizar | 06/02/2020 | 9h – 18h30 | V1.04 | Formulário |
Dr.ª Isabel Marcos | Ética na Ciência: como abordar o problema? CANCELADA | 10/02/2020 | 10h – 12h | V1.10 | Formulário |
Prof. Gonçalo Falcão | O Power Point não é mau, mas teve uma infância difícil… | 11/02/2020 | 15h – 16h | V1.06(nova sala) | Formulário |
Dr. Gonçalo Moura e Dr.ª Patrícia Simões | Do’s e Dont’s na Primeira Aula | 14/02/2020 | 10h – 12h | V1.05 | Formulário |
Dr.ª Carolina Abreu Ferreira e Dr.ª Ana Marques | Diversidade de Necessidades na Sala de Aula – CANCELADA | 20/02/2020 | 14h-17h | iStartLab | Formulário |
Prof. Márcio Pereira | Estratégias para Lidar com Emergências na Área da Saúde Mental (exclusiva para Tutores) | 26/02/2020 | 10h30 – 16h30 | C10 | Formulário |
Prof. Luísa Soares e Dr.ª Carla Lucas | Toolbox: Estudante Universitário | 27/03/2020 | 14h30- 17h30 | C10 | Formulário |
Programa de Desenvolvimento e Formação PDF – 1º SEMESTRE 2019/2020
Princípios do Coaching aplicados à orientação de Dissertações
Dr.ª Isabel Gonçalves
29/01/2020 – 10h – 13h e das 14h – 17:30h – sala C10
Formação com uma componente teórica baseada no modelo do coaching aplicado ao ensino superior. Treino de competências coach através da metodologia de role-playing, com ênfase nas competências de empatia, escuta ativa, questionamento e introspeção. Os exercícios são realizados partindo de exemplos reais escolhidos e apresentados pelos formandos.
Esta formação, bastante intensiva, já foi realizada por vários docentes e investigadores do IST, direcionando-se particularmente a todos os que orientam dissertações de mestrado e/ou doutoramento. Algumas das temáticas abordadas incluem: a definição de coaching e seus contextos de aplicação, nomeadamente ao meio académico; os benefícios do coaching e os limites e as resistências ao coaching. Algumas das competências que serão treinadas ativamente, recorrendo a exercícios de grupo e atividades de role-playing, incluem os estilos de comunicação, a escuta ativa, o questionamento, a empatia e também o treino assertivo, com particular destaque para as ‘conversas difíceis’ ou cruciais.
A Dr.ª Isabel Gonçalves é licenciada (Pré-Bolonha) pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa desde 1989, tendo-se especializado em Psicoterapia e Aconselhamento. Em 2001 completou a sua Formação em Psicoterapia na Associação Portuguesa de Terapia Comportamental e Cognitiva (atualmente APTCCI). Finalizou a sua formação na APTCCI com uma dissertação sobre Aconselhamento Psicológico no Ensino Superior, usando o modelo Cognitivo-Comportamental. Nesta associação, Isabel Cristina Gonçalves é também formadora e supervisora de adultos, desde 2003. Membro nº 006085 da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), é Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia Educacional, tendo também as Especialidades Avançadas de Psicoterapia e Coaching Psicológico. Ainda na OPP, foi Presidente da Comissão de Estágios durante a vigência da Primeira Direção (2011 – 2014). Foi membro fundador da Rede de Serviços de Aconselhamento Psicológico no Ensino Superior em 2004, da qual foi Presidente no Biénio 2012-2014 e Coordenadora do Serviço de Aconselhamento Psicológico do IST de 1993 até 2006 e Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Académico (ex Gabinete de Apoio ao Tutorado) de 2006 até à atualidade. Publicou alguns artigos e capítulos de livros nas suas áreas de interesse, incluindo vários capítulos do livro Programa de Monitorização e Tutorado – 8 anos a promover a integração e o sucesso académico no IST (2011) e um capítulo no livro editado este ano pela Sílabo numa colaboração com a APTCCI – Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais, editado pelos Professores Telmo Baptista e David Neto.
Inscrição: https://forms.gle/CrneCb2oHYSGjhfY6
Inteligência Emocional para potenciar o Processo de Ensino Aprendizagem
Dr.ª Isabel Gonçalves
05/02/2020 – 10h – 13h e das 14h – 17:30h – sala V1.05
Formação com uma componente teórica baseada na apresentação do conceito de inteligência emocional, e sua aplicação aos conceitos de Ensino-Aprendizagem no contexto do Ensino Superior. As temáticas da promoção da autoconsciência nos estudantes, da empatia como processo facilitador no ensino, da autorregulação no docente e da regulação do comportamento dos estudantes em sala de aula serão aprofundadas. Serão realizados alguns exercícios práticos de aplicação destes conceitos a situações reais em sala de aula, partindo das observações realizadas com docentes do IST. Serão também trabalhados alguns instrumentos que poderão permitir aos docentes desenvolver a sua inteligência emocional ao longo do tempo, com particular destaque para as estratégias que podem potenciar o processo de Ensino – Aprendizagem.
A Dr.ª Isabel Gonçalves é licenciada (Pré-Bolonha) pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa desde 1989, tendo-se especializado em Psicoterapia e Aconselhamento. Em 2001 completou a sua Formação em Psicoterapia na Associação Portuguesa de Terapia Comportamental e Cognitiva (atualmente APTCCI). Finalizou a sua formação na APTCCI com uma dissertação sobre Aconselhamento Psicológico no Ensino Superior, usando o modelo Cognitivo-Comportamental. Nesta associação, Isabel Cristina Gonçalves é também formadora e supervisora de adultos, desde 2003. Membro nº 006085 da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), é Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia Educacional, tendo também as Especialidades Avançadas de Psicoterapia e Coaching Psicológico. Ainda na OPP, foi Presidente da Comissão de Estágios durante a vigência da Primeira Direção (2011 – 2014). Foi membro fundador da Rede de Serviços de Aconselhamento Psicológico no Ensino Superior em 2004, da qual foi Presidente no Biénio 2012-2014 e Coordenadora do Serviço de Aconselhamento Psicológico do IST de 1993 até 2006 e Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Académico (ex Gabinete de Apoio ao Tutorado) de 2006 até à atualidade. Publicou alguns artigos e capítulos de livros nas suas áreas de interesse, incluindo vários capítulos do livro Programa de Monitorização e Tutorado – 8 anos a promover a integração e o sucesso académico no IST (2011) e um capítulo no livro editado este ano pela Sílabo numa colaboração com a APTCCI – Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais, editado pelos Professores Telmo Baptista e David Neto.
Inscrição: https://forms.gle/dXF6dmXsCmCLPj766
Competências de Comunicação e Voz na Docência, Conhecer para Otimizar
Prof. Ricardo Santos
06/02/2020 – 9h – 18h30 – sala V1.04
Objetivos
- (Re)Conhecer os diferentes elementos que participam no processo de
comunicação e produção vocal;
- Identificar aspetos que interferem com a saúde vocal;
- Analisar elementos do perfil individual de voz falada e sua influência no
processo comunicativo;
- Experienciar técnicas de controlo vocal e respiratório;
- Aplicar as técnicas abordadas em contextos de prática profissional.
Conteúdos
- Voz: impacto na comunicação;
- Voz e Fala: mecanismos de produção e perceção na voz falada habitual e profissional;
- Técnicas de aperfeiçoamento da dicção/ articulação verbal;
- Controlo respiratório aplicado à produção de voz falada profissional;
- Técnicas de qualidade e dinâmica vocal: tom, intensidade e ressonância;
- Aconselhamento de otimização de saúde vocal.
O Prof. Ricardo Santos é doutorando em Ciências e Tecnologias da Saúde, terapeuta da Fala, mestre em Ciências da Fala e da Audição com especialização em Terapia e Reabilitação. É professor convidado da Escola Superior de Saúde – Instituto Politécnico do Porto, no Curso de Terapia da Fala. É também formador e consultor na área da Voz desde 2005, tendo trabalhado com professores, jornalistas, locutores, entre outros. É Presidente da Direção da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala, membro da Comissão Científica da Sociedade Portuguesa de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (SPDOF) e fundador e membro executivo da Direção da Academy of Applied Myofunctional Sciences. É Diretor da MyoSolutions – Orofacial Myofunctional Solutions.
Inscrição: https://forms.gle/ha5yojLc4WqwrYWB9
Ética na Ciência: Como Abordar o Problema? – Formação CANCELADA
Doutora Isabel Marcos
10/02/2020 – 10h – 12h – sala V1.10
Objetivo
Conscientizar sobre a necessidade de promover uma cultura ética na produção do conhecimento científico, baseada numa visão holística e integradora do problema.
Conteúdo
→ Problematizar os conceitos: ética na ciência, responsabilidade moral, responsabilidade civil
→ Compreender a relação entre três conceitos: Direito de Autor, Direito de Citação e plágio
→ Apresentar uma política de promoção da integridade científica baseada na Teoria do
Triângulo Virtuoso, defendida por Jacques Hallack :
1. Prevenção através da informação e sensibilização
1.1. Cartas éticas impostas a toda a comunidade académica como códigos de conduta e boas práticas
1.2. Informar os estudantes sobre as sanções em que podem incorrer
1.3. Programas de formação para a ética
1.4. Programas de formação em metodologia do trabalho científico
2. Observação vigilância e deteção de fraudes
2.1. Maior controle nas provas de avaliação
2.2. Acompanhamento regular e assíduo por parte do orientador
2.3. Revisão de conteúdos científicos por especialistas
2.4. Verificação de plágio
3. Anulação da fraude e sanções
3.1. Diferenciar as sanções em função da gravidade
3.2. Aplicar as sanções
A Doutora Isabel Marcos é doutorada em Documentación pela Universidade de Alcalá de Henares-Madrid. Possui o grau de mestre outorgado pela mesma Universidade e a Pós-Graduação em Ciências Documentais ministrada pela Universidade Autónoma de Lisboa. É licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi docente de 2007 a 2012 na Licenciatura de Ciências da Informação e Documentação da Universidade Aberta e tem coordenado Projetos de Literacia da Informação e da Ética na Ciência. Atualmente é coordenadora da Área das Bibliotecas, Arquivo e Centro de Congressos do IST.
Inscrição: https://forms.gle/WL65HPUBKZ8iasMs6
O Power Point não é mau, mas teve uma infância difícil…
Prof. Gonçalo Falcão
11/02/2020 – 15h – 16h – sala V1.06 (nova sala)
Quem usar o português grosseiramente, não conseguirá gerar muita recetividade e credibilidade nos seus interlocutores; de igual modo, quem usa o Power Point para apoiar a oralidade sem noções basilares de comunicação visual. Numa sessão de aproximadamente 45 minutos iremos ajudá-lo a melhorar as suas apresentações Power Point.
O Prof. Gonçalo Falcão é licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Em 1992 formou uma empresa de design com dois colegas de faculdade que encerrou em 2017; o trabalho da empresa foi distinguido em várias ocasiões. A defesa de princípios profissionais e a vontade de promover o design português levou-o a integrar a Associação Portuguesa de Designers. Foi membro da comissão organizadora do Icograda’94, fundou o primeiro boletim regular da APD e integrou a direção entre 1995 e 2003.
Iniciou a sua atividade como docente em 1995, sendo responsável pelo programa e pela atividade letiva da disciplina de História da Arte no curso de formação de atores promovido por um grupo de teatro. Em 1998 foi convidado para dar aulas no curso de design gráfico do Ar.Co., onde iniciou a atividade letiva regular, primeiro numa unidade curricular de projeto e depois também em teoria e história do design de comunicação. Em 2008 foi convidado para apoiar a atividade letiva do prof. José Brandão nos doutoramentos da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, posteriormente este apoio estendeu-se ao mestrado. A partir de 2010 iniciou a sua atividade letiva regular na instituição.
Inscrição: https://forms.gle/gGSPHuWDsXuoVcJs9
Do’s e Dont’s na Primeira Aula
Dr. Gonçalo Moura e Dr.ª Patrícia Simões
14/02/2020 – 10h – 13h – sala V1.05
Nº máximo de participantes: 20
O que fazer (ou não) na primeira aula do semestre?
Nesta formação iremos abordar as diversas fases de uma aula de apresentação, os principais constrangimentos que podem surgir e identificar a informação mais pertinente a transmitir aos estudantes.
O Dr. Gonçalo Moura é colaborador do Núcleo de Desenvolvimento Académico (NDA) desde 2013. Mestre em Psicologia Educacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA). A Dr.ª Patrícia Simões é colaboradora no Núcleo de Desenvolvimento Académico (NDA) desde 2018. Licenciada em Psicologia do Desporto e do Exercício (Escola Superior de Desporto de Rio Maior) e Mestre em Psicologia Aplicada (Escola de Psicologia da Universidade do Minho).
Os formadores asseguram diversas formações, ao longo do ano letivo, no âmbito das soft skills para a comunidade académica do IST. Trabalham diretamente com os estudantes, providenciando apoio psicopedagógico aos mesmos, tendo assim um bom conhecimento das suas necessidades e das suas vivências académicas.
Inscrição: https://forms.gle/XK9jQS7UHVhEDwzJ7
Diversidade de Necessidades na Sala de Aula – Formação CANCELADA
Dr.ª Carolina Abreu Ferreira e Dr.ª Ana Marques
20/02/2020 – 14h00-17h00 – sala iStartLab (Pavilhão de Matemática)
Esta formação, de carácter maioritariamente prático e experiencial, convida à reflexão não só sobre diversidade de necessidades que podem ser sentidas pelos alunos, como sobre práticas na sala de aula.
A Dr.ª Carolina de Abreu Ferreira é atualmente Coordenadora do Núcleo de Apoio ao Estudante do Instituto Superior Técnico, possuindo mais de 10 anos de experiência profissional. Mestre em Psicologia Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, realizou formação pós-graduada no Programa de Doutoramento Interuniversitário (Lisboa-Coimbra). Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, é especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia da Educação e Necessidades Educativas Especiais, representando o IST na Rede NEE-ULisboa. Integra a atual Direção da Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior e é também formadora certificada pelo IEFP, registada no Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
A Dr.ª Ana Marques colabora atualmente no Núcleo de Apoio ao Estudante do Instituto Superior Técnico. Concluiu em 2008 o Mestrado Integrado em Psicologia Clínica Sistémica na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e é Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Desde 2010 tem trabalhado na Universidade de Lisboa, primeiro no Instituto de Orientação Profissional, depois no Serviço à Comunidade da Faculdade de Psicologia. É formadora certificada pelo IEFP e foi formadora de adultos no âmbito de programas do IEFP, destacando-se o seu interesse por explorar metodologias de educação não-formal.
Inscrição: https://forms.gle/zwJFFParey58kv4K8
Estratégias para Lidar com Emergências na Área da Saúde Mental
Prof. Márcio Pereira
Formação reservada a Tutores
26/02/2020 – 10h30 – 16h30 – sala C10
O objetivo geral da formação consiste na sensibilização e treino de competências para a abordagem de cenários de emergências na área da saúde mental.
Os objetivos específicos da formação consistem em:
- Identificar cenários de urgências e emergências psicológicas;
- Reconhecer o modelo de primeiros socorros psicológicos aplicado ao contexto educacional;
- Sensibilizar para a utilização de estratégias na contenção da crise psicológica;
- Identificar os autocuidados a implementar na gestão de stresse.
O Prof. Márcio Pereira é Psicólogo clínico formado pela Universidade de Lisboa. Psicoterapeuta pela APTCC. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, com especialidades avançadas em Psicoterapia e Psicologia da Justiça. Psicólogo no Centro de Apoio Psicológico e de Intervenção em Crise do INEM. Representante português no Comité de Crise e Catástrofe da EFPA. Formador nas áreas de Intervenção em Crise e Emergência, Primeiros Socorros Psicológicos e Gestão de Stresse. Coordenador do livro Intervenção Psicológica em Crise e Catástrofe. Coautor do livro Intervenção Psicológica em Perturbação de Personalidade.
Inscrição: https://forms.gle/8wtwxqF7wXBfayZv9
Toolbox: Estudante Universitário
Prof. Luísa Soares e Dr.ª Carla Lucas
27/03/2020 – 14h30 – 17h30 – sala C10
Considerando que a internet e as novas tecnologias de informação e comunicação podem ser potenciais ferramentas adjuvantes à promoção do bem-estar psicológico, apresentaremos o Projeto “ToolBox: Estudante Universitário”, uma plataforma web-interativa, resultado de um trabalho conjunto entre psicólogos, engenheiros informáticos e professores universitários da Universidade da Madeira, e que se encontra a ser testada com estudantes da Universidade da Madeira e do Instituto Superior Técnico.
Nesta plataforma os estudantes universitários poderão encontrar kits de ferramentas subordinados à experiência académica (ex.: ansiedade, métodos de estudo…), com conteúdos e exercícios alicerçados nos princípios das terapias cognitivo-comportamentais e da psicologia positiva.
Nesta formação serão assim apresentadas algumas considerações do presente projeto (em curso), a sua utilidade na diminuição de barreiras que se interpõem à procura de ajuda psicológica e na promoção de competências pessoais, perceber qual tem sido a recetibilidade por parte dos estudantes e o papel crucial que docentes / tutores assumem neste processo de crescimento e capacitação dos seus estudantes.
A Prof. Luísa Soares e Doutorada em Psicologia – Psicoterapia pela Universidade Ramon Llull (2007) em Barcelona e licenciada em Psicologia pela Universidade do Porto, FPCE (1997).É professora Auxiliar na Universidade da Madeira (Centro de Competência de Artes e Humanidades) e diretora da Pós-graduação em Aspetos humanos da tecnologia. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com o número 1722. De 1997 a 2007 trabalhou como psicóloga clínica de crianças e adolescentes no Serviço de Consulta de Psicológica da FPCE-UP e em clínica privada, com várias horas de supervisão clínica, bem como foi professora assistente convidada na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. É membro da comunidade internacional do estilo do terapeuta e da SPR (Society for Psychotherapy Research). Esteve na criação do Serviço de Consulta Psicológica da Universidade da Madeira, em 2009, sendo coordenadora do mesmo, desde essa altura.
A Dr.ª Carla Lucas é especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Especialista em Psicologia da Educação, e com a Especialidade avançada em Psicologia Vocacional e Desenvolvimento de Carreira, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (n.º10700). É psicóloga no Serviço de Consulta Psicológica da Universidade da Madeira, desde 2009, e formadora certificada. É mestre em Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos, pelo ISCSP (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa) e licenciada em Psicologia Clínica (Pré-Bolonha) pela Universidade da Madeira. Tem estado envolvida em projetos de investigação e na dinamização de workshops sobre variadas temáticas, ao nível da promoção de competências pessoais e construção de projetos de vida, promoção do capital psicológico e saúde mental, a par de projetos no âmbito da biblioterapia, entre outros.
Inscrição: https://forms.gle/9CoTfwrTa49h9ZMA9