A avaliação e, acima de tudo o feedback, desempenham um papel essencial no Ensino Superior (ES). A avaliação mede o grau de domínio que o estudante exibe relativamente aos conteúdos de uma dada Unidade Curricular (UC), enquanto que o feedback (mais geral) consiste numa informação que é fornecida ao estudante, revelando os pontos positivos e as áreas de melhoria ou desenvolvimento do seu trabalho, exercício ou projeto.
Os métodos de avaliação (incluindo a construção e correção de testes e exames) e feedback, incluindo a auto-avaliação e a avaliação por pares, devem ser escolhidos com prudência e cuidado, e revistos com frequência – este módulo centra-se na melhoria dos métodos de avaliação das UC, de modo a que os mesmos se revelem rentáveis na promoção das competências para o século XXI no ES.
Três áreas principais de treino constarão deste módulo:
- Métodos de avaliação inovadores (em relação com as metodologias de aprendizagem ativas e otimizadas pelo uso da tecnologia)
- Feedback (procurando maximizar a validade, a autenticidade e a equidade)
- Auto-avaliação (que facilita a autorregulação) e avaliação por pares (que secundariamente tornará os estudantes mais capazes de avaliar, comunicar as suas avaliações e assumir responsabilidade pelas mesmas)
Módulo de Formação especialmente recomendado para docentes com responsabilidades nas tarefas de avaliação das UC, mas também para todos os docentes e investigadores do IST, já que o feedback se constitui como uma ferramenta central no desenvolvimento das pessoas.