Conectando todos os módulos anteriormente apresentados – planear, transmitir e dar feedback – surgem as competências transversais, que suportam a implementação e aumentam a probabilidade de sucesso das mesmas. O conceito de inteligência emocional, popularizado no mundo profissional, e nomeadamente nas formações em liderança, bem como nas formações dirigidas às profissões em que o contacto interpessoal é considerado crucial em termos de sucesso, inclui as seguintes dimensões: autoconsciência e autorregulação, consciência interpessoal (empatia) e regulação nas relações com o outro.
A importância destas competências tem vindo a revelar-se de tal forma central no desenvolvimento dos indivíduos, que podemos mesmo denominá-las competências profissionais (transversais). O Núcleo de Desenvolvimento Académico tem vindo a realizar formações nesta área há mais de dezoito anos, sendo nisto pioneiro no panorama do ensino superior nacional, e tendo iniciado esta actividade com a capacitação de tutores.
O treino nestas competências incorpora as competências de:
- Comunicação oral, verbal e não verbal, incluindo as questões relacionadas com o uso da voz na docência, ou do uso adequado dos meios audiovisuais em situações de comunicação, incluindo a comunicação sobre ciência
- Competências de comunicação mais específicas, incluindo a assertividade e a gestão de conflitos, bem como a condução de conversas difíceis (crucial conversations)
- Didáticas sobre inteligência emocional e sua aplicação em contextos profissionais, incluindo as questões da autorregulação (nomeadamente através do mindfulness), da integridade e da ética, bem como da liderança e do trabalho em equipa