Este módulo de formação tem como base o conceito do Alinhamento Construtivo (Biggs, 2003), ou seja, na necessidade de alinhar, no desenho do currículo de uma Unidade Curricular (UC), os objetivos de aprendizagem com as atividades de ensino (dentro e fora da sala de aula) e com os modelos de avaliação e feedback relativos aos conteúdos que constam do currículo.
As componentes conceber-projetar-implementar-operar (ou executar), também conhecidas por CDIO serão exploradas neste módulo, procurando-se apoiar o Corpo Docente na definição de objetivos de aprendizagem operativos que facilitem a autorregulação dos estudantes, permitindo-lhes uma mais ajustada gestão do esforço ao longo do semestre e auxiliando-os a tirar partido dos processos de feedback.
Também a relevância dos CDIO escolhidos para o mercado de trabalho e os empregadores será explorada, numa perspetiva alinhada com as orientações EUR-ACE para a acreditação de cursos de Engenharia.
Módulo de Formação especialmente recomendado para docentes com responsabilidades no desenho curricular de cursos de 1º e 2º ciclo, bem como responsáveis de UC.