O Núcleo de Desenvolvimento Académico (NDA) desenvolve atividades complementares de apoio e envolvimento dirigidas aos Docentes e Investigadores do IST, incluindo a observação de aulas, quer por elementos da sua equipa, quer através da participação no Projecto Observar & Aprender.
Caso deseje que o NDA proceda à observação de uma ou várias das suas aulas (teóricas, práticas ou de laboratório), envie por favor um e-mail para nda@tecnico.ulisboa.pt. O seu pedido será analisado e a observação agendada de acordo com as disponibilidades da equipa.
Com base nas atividades de observação de aulas (e consequente feedback) e nas necessidades identificadas pelos docentes, o NDA pode também disponibilizar actividades de coaching personalizado orientado para a mudança das práticas pedagógicas, no âmbito de cada uma das áreas de formação.
A divulgação das melhores e mais inovadoras práticas de docência do IST (p.e. Entrevistas a Docentes Excelentes – 1ª Série e 2ª Série e Projetos de Inovação Pedagógica ), e de práticas de Escolas de Engenharia de Referência também é feita, quer na página do QUC , quer na do NDA .
A recolha e divulgação de investigação e materiais de apoio atuais sobre temas relevantes também é realizada e periodicamente atualizada nos canais acima referidos – ver Recursos para a Docência, bem como a divulgação de outras atividades de formação e desenvolvimento de interesse para a comunidade:
- Atividades de formação promovidas no IST com interesse para os Docentes e Investigadores, incluindo as atividades promovidas pela Biblioteca
- Atividades de formação promovidas por organizações internacionais, como por exemplo o IEEE
- Atividades de formação e eventos promovidos por organizações nacionais, como por exemplo o CNaPPES
Estão planeadas outras atividades complementares de apoio ao desenvolvimento, incluindo a possibilidade de apoiar comunidades de prática e de construir formatos de formação em e-learning e b-learning, ou de disponibilizar outras formações ou atividades de desenvolvimento fornecidas por organizações externas ao IST.